quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Atividades para fazer com as crianças - Dicas

Eu contei neste post aqui que reduzi a quase zero o tempo que o Rafael passa em frente à TV. Então, resolvi dar algumas dicas de atividades que eu faço com ele sem a distração da TV.

1) INCLUSÃO: Quando eu preciso fazer alguma coisa, seja lavar a louça, fazer comida ou limpar a casa, a melhor forma de fazer isso com o Rafael é incluí-lo na atividade. Isso não significa tê-lo a tiracolo de modo que só atrapalhe. Eu realmente deixo que ele faça alguma tarefa que ele consiga executar. Já deixei ele esfregar umas louças, enquanto eu lavava ou colocar as roupas dele dentro da máquina de lavar. Se não sai perfeito, vou lá e termino depois. Mas é uma forma dele estar ao meu lado e, de alguma forma, nos conectamos. E é incrível o quanto as crianças gostam de colaborar com as tarefas dos adultos. Dê uma chance e se surpreenderá.

2) BRINCAR: dispensa comentários, né? Tente se lembrar das brincadeiras que gostava quando era criança. É uma forma de se conectar com a criança que você foi um dia. Invente outras brincadeiras e deixe que seu filho invente também.

3) LER: leia historinhas. Invente outras e deixe seu filho criar mais outras. Dicas de livros que já comentei no blog aqui e aqui.

4) CRIAR: use materiais recicláveis e invente brinquedos e objetos junto com seu filho. Se precisar de ideias, a internet esta cheia de sugestões muito legais. Veja algumas:








5) MÚSICA: ouça música e dance com o seu filho.

6) NADA: não se preocupe em ocupar o tempo. Apenas fique ao lado seu filho ou deixe que ele brinque sozinho. Permita-se apenas observar. Isso é uma forma de amar.

Bjos,

VdM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...