segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Rafael Literário - Pedro e Tina, uma amizade muito especial




Quando anoitece e é hora de dormir, o Rafael escolhe um livro para que eu ou o pai dele leia. Ele se posiciona em frente a sua minibiblioteca e coça o queixo dizendo: "hum... tchovê... esse aqui mãe!"

Essa semana, ele escolheu o livro "Pedro e Tina, uma amizade muito especial". Este livro foi escrito e ilustrado pelo mesmo autor do livro "Ana, Guto e Gato dançarino", sobre o qual já falei aqui. E tal qual o outro, é de uma beleza serena, poética e encantadora, como a infância.

Em poucas frases e ilustrações ricas, Stephen Michael King constrói uma narrativa de aproximação e sublinha a riqueza complementar dos opostos ou diferentes.

O livro nos permite duas abordagens: uma leitura concreta, ressaltando as diferenças entre os opostos como reta/torto, alto/baixo, frente/costas, etc. E uma leitura abstrata e metafórica que nos permite constantes redescobertas e recriações a partir da sintonia dessa amizade muito especial.

No contraste entre a reta e o torto, a chuva e o sol, o alto e o baixo, a frente e as costas, a  imperfeição e a perfeição estão Pedro e Tina. Um que fazia tudo torto e ao contrário, e uma que fazia tudo certinho.

Tina, não era completa em sua perfeição e Pedro admirava-se da perfeição que não tinha. É a partir de um encontrão, que despertam para o que faltava porque encontram no outro a completude. Mais do que aceitarem as diferenças do outro, completam-se nelas, enriquecem-se com elas. E aprendem a voar...

E preenchem o nosso coração com a experiência boa de viver essa aceitação do outro com a certeza de que são precisamente as diferenças que mais nos enriquecem.

A narrativa também é construída pelo contraste entre o texto e a ilustração, que se enriquecem mutuamente. Ora o texto é quase um desenho, ora o desenho é quase poesia, com ilustrações tão belas que tenho vontade de colocar em uma moldura e pendurá-las na parede...

É um dos meus livros (do Rafael) preferidos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...